A direção do Campus Santo Antônio da Patrulha, da FURG, foi empossada nesta quinta-feira, 22, pela reitora Cleuza Maria Sobral Dias. O professor Antonio Valente e a professora Darlene Webler foram eleitos, respectivamente, diretor e vice-diretora, com participação de docentes, técnicos administrativos em Educação do campus, e estudantes regularmente matriculados em cursos ofertados pela universidade no município.

A cerimônia ocorreu no Campus Santo Antônio da Patrulha. O diretor, Antonio Valente, enfatizou a importância do campus presencial no município e a história de ligação entre a FURG e a comunidade patrulhense. “A relação entre a universidade e a prefeitura se fortaleceu e favorece o desenvolvimento mais rápido do campus. Temos um futuro muito promissor, com ampliação da nossa estrutura”, concluiu. 

Em sua fala, a reitora Cleuza Dias agradeceu a todos os professores, técnicos administrativos em Educação e aos estudantes que compõem o campus. Além disso, lamentou a desvalorização da educação e a redução do orçamento nas instituições federais.

“O orçamento da FURG em 2018 é praticamente o mesmo de 2017. É a demonstração do desinteresse pela educação. O Município, Estado e País que acreditam na educação, têm o desenvolvimento qualificado. É o grande coletivo que faz o Campus Santo Antônio da Patrulha. Nós temos muito a crescer. O campus é jovem. É um processo em que todos são protagonistas. Ao executivo e legislativo, muito obrigada. A FURG foi acolhida com muito carinho, responsabilidade e compromisso por Santo Antônio da Patrulha. E sempre precisaremos de apoio”, destacou.

Após a solenidade, foi realizada a Aula Inaugural do Campus Santo Antônio da Patrulha, ministrada pela reitora Cleuza Dias. O Conselho Universitário aprovou a resolução n° 014, que dispõe sobre a alteração no Regimento Interno da Reitoria e, ao definir a estrutura organizacional mínima nos campi situados fora do município de Rio Grande, passou a prever processo de eleição para diretor e vice-diretor do campus.

Estavam presentes na cerimônia o pró-reitor de Infraestrutura, Marcos Antônio Satte de Amarante; a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Daiane Gautério; a chefe de gabinete, Denise Varella Martinez; diretor da Escola de Engenharia, Cezar Augusto Bastos; diretora do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contáveis, Patrizia Raggi Abdallah, a diretora do Instituto de Letras e Artes, Elaine Nogueira Silva; vice-diretor do Instituto de Matemática, Estatística e Física, Jorge Pimentel; vice-diretor da Escola de Química e Alimentos, Fabrício Santana; diretor de Obras da Proinfra, Elias Dumer; a coordenadora do Polo Universitário Santo Antônio da Patrulha, Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente.

Também prestigiaram a posse o prefeito em exercício de Santo Antônio da Patrulha, José Francisco Ferreira da Luz; o presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha, Jorge Eloy de Oliveira; a secretária da Educação, Dalva Maria Provenzi de Carli; representando a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha, Maria Beatriz Marques e coordenador da Associação Regional dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, José Samuel da Silva Santos.