No último dia 06/12, o Conselho do Campus da Universidade Federal do Rio Grande em Santo Antônio da Patrulha (Campus FURG-SAP) homologou o resultado da eleição ocorrida no período de 1º a 4 de dezembro para Direção do Campus FURG-SAP (2018 a 2021).

A chapa vencedora foi a Chapa 1 “Valente & Darlene - Gestão Plural, Inclusiva e Participativa, Aliando Experiência e Inovação”, que teve como candidato à Direção do Campus o Prof. Dr. Antonio Valente, da Escola de Engenhara/FURG (atual diretor FURG-SAP) e como candidata à Vice-Direção a Profª Drª Darlene Webler, do  Instituto de Letras e Artes/FURG. Valente e Darlene conquistaram 63,8% dos votos na comunidade acadêmica de SAP (professores, técnicos em educação e estudantes).

Segundo Antonio Valente, o período da próxima direção da FURG em Santo Antônio da Patrulha será marcada por grandes desafios e realizações. Entre eles, Valente cita a transferência definitiva das principais atividades acadêmicas e administrativas para a Unidade Bom Princípio, localizada na área doada pela Prefeitura Municipal para a Universidade. Neste local, estão sendo construídos um prédio administrativo, um pavilhão com 16 salas de aula, um  prédio  para convívio dos estudantes e uma Casa de Estudantes com 60 vagas. Destaca também o oferecimento de dois novos cursos de graduação previstos para o ano de 2019, graças à liberação de vagas para docentes na FURG-SAP liberadas no último dia 16/10, por ocasião da visita da Reitora da FURG, Profª Drª Cleuza Maria Sobral Dias ao Ministério da Educação.

Já a professora Darlene Webler salienta a proposta de ampliação da área geográfica de abrangência do Campus da FURG SAP para as Regiões do Vale dos Sinos, do Vale do Paranhana e da Serra, onde estão concentrados aproximadamente 30% da população gaúcha sem uma universidade federal.

A posse da nova direção está prevista para a primeira quinzena de janeiro do próximo ano com a presença da Administração Superior da FURG em Santo Antônio da Patrulha.