No dia 11 de abril, integrando as atividades da Acolhida Cidadã 2017 no Campus SAP e dando início as atividades da https://webmail2.furg.br/?_task=mail&_framed=1&_action=get&_mbox=INBOX&_uid=3549&_part=3&_extwin=1&_mimewarning=1&_embed=1Jornada da Mulher que te ações ao longo de todo ano, aconteceu a palestra "A Visibilidade às Mulheres através da Linguagem".

A palestra foi ministrada pela Prof. Telassim F.C. Lewandowski, formada na área de Língua Portuguesa e Literatura. Possui larga experiência em Direito da Mulher, tendo coordenado as Políticas para as Mulheres da Prefeitura Municipal de Canoas e a Comissão Especial de Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa. Atualmente, faz parte da Comissão de Gênero e Feminismo do Gabinete da Deputada Stela Farias. 

O objetivo da palestra foi trabalhar as questões de gênero na linguagem cotidiana, principalmente nos universos preponderantemente masculinos, como os cursos de Ciências Exatas até recentemente. Igualmente foram apresentadas as legislações específicas da área de linguagem em vigor no Estado do Rio Grande do Sul, bem como no Brasil, esclarecendo sobre como incluir as mulheres em todas as falas e documentos escritos. A palestrante ressaltou que a inclusão da mulher na linguagem é uma conquista e mais uma etapa do empoderamento feminino.

A Acolhida Cidadã em SAP foi organizada pela Direção do Campus, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Diretórios Acadêmicos, PET FURG-SAP e Coletivo Diversação. Esta atividade específica foi planejada e executada pela Psicóloga Ms. Cynthia Castiel Menda (PRAE), que relata "que este tipo de atividade é muito enriquecedora para os estudantes de Engenharia e Licenciatura, pois traz temas que são da vida cotidiana, mas não são explorados em cursos das áreas de Exatas. Assim, podemos contribuir na formação geral do indíviduo, não apenas como profissional, mas como cidadão consciente e reflexivo."https://webmail2.furg.br/?_task=mail&_framed=1&_action=get&_mbox=INBOX&_uid=3549&_part=2&_extwin=1&_mimewarning=1&_embed=1